Serra do Cipó


Conheça o jardim do Brasil

DESCRIÇÃO

A cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, a Serra do Cipó oferece aos amantes da natureza diversas opções como trilhas de diferentes níveis de dificuldade, rios, cachoeiras com poços que são irresistíveis para banhos, grutas, canyons e paredões.

Estes cenários são convites irrecusáveis para os praticantes de rapel, ciclismo, alpinismo, caiaque, trekking e rafting. Um pôr do sol deslumbrante te espera em vários pontos da região.

Todas essas atrações acontecem em meio a uma das maiores diversidades de flora e fauna do mundo. São em torno de 1.600 espécies de flores que levaram o arquiteto paisagista Burle Marx a classificar a região como o “Jardim do Brasil”, além da presença de animais ameaçados de extinção como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-parda. Boa parte desse patrimônio natural está dentro da área do Parque Nacional da Serra do Cipó, criado em 1984.

O acolhimento da população, a culinária, o artesanato e as charmosas pousadas vêm complementar essa vivência única que é estar na Serra do Cipó.

ITINERÁRIO

5 dias \ 4 noites

- 1º Dia - Origem / Belo Horizonte - Serra do Cipó

Desembarque na parte da manhã no Aeroporto de Confins, traslado até a Serra do Cipó (75 km – 90 minutos), check in na Pousada, caminhada de 200 metros até o Balneário Zareia, onde se encontram as cachoeiras do Tomé, da Chica e o principal cartão postal da Serra do Cipó, a Cachoeira Grande, de onde partimos em navegação de caiaques e pranchas de stand up paddle pelo Rio Cipó, em equipamentos novos, seguros e confortáveis, pelas águas tranqüilas, em passeio contemplativo observando a flora e fauna, em percurso de 03 km ida e volta até a Prainha, para descanso e prática de stand up paddle. Duração de 04 horas de atividade, sendo 02 horas o passeio de caiaques e mais 02 horas para banhos nas cachoeiras e caminhada total de 02 km ida e volta. Nível fácil. Refeição tardia no centrinho e retorno para a pousada, noite livre.


- 2º Dia - Serra do Cipó

Após delicioso café da manhã com quitutes mineiros e o delicioso pão de queijo com queijo do Serro (patrimônio imaterial do Brasil), nos deslocaremos até o Parque Nacional da Serra do Cipó, Portaria Areias, para caminhada até o principal atrativo, a Cachoeira da Farofa, em percurso de 16 km ida e volta, passando por campos abertos e matas de galeria, atravessando riachos cristalinos e com pausa para lanche e banhos refrescantes no poço da cachoeira. No percurso teremos muitas informações sobre a vegetação, geomorfologia, história e estórias da Serra do Cipó. Nível médio de dificuldade com duração de 07 horas. Retorno para almoço no centrinho e noite livre.

- 3º Dia - Serra do Cipó

09:00 horas, dia de visitarmos a parte alta da Serra do Cipó, visitando a estátua do Juquinha, personagem histórico e folclórico da região, mirantes com paisagens cinematográficas das serranias e visita às Cachoeiras da Serra Morena, na região do Vau da Lagoa, com 03 quedas maravilhosas e ótimos poços para banhos refrescantes. Retorno com pausa para uma deliciosa e farta refeição no Restaurante Chapéu do Sol e retorno à pousada. Nível de dificuldade fácil e duração de 06 horas, noite livre.

- 4º Dia - Serra do Cipó
09:00 horas, nova investida ao Parque Nacional, agora pela Portaria do Retiro, para alcançarmos as belíssimas cachoeiras do Gavião e das Andorinhas, uma com águas clarinhas e outra com a característica água cor de caramelo, com tempo para relaxantes duchas e refrescantes banhos, além de identificarmos várias espécies da flora endêmica como Canelas de Ema, Sempre Vivas, Bromélias, Orquídeas e várias outras. Nível médio, em percurso de 14 km ida e volta, com duração de 06 horas. Retorno com refeição tardia e noite livre.

- 5º Dia - Serra do Cipó - Belo Horizonte / Origem
09:00 horas, um pouco de história percorrendo a famosa Trilha dos Escravos, construída em 1.809 para o abastecimento de calcário da primeira fundição de ferro líquido do Brasil, levando-nos até a Mãe D’água, região de várias nascentes que formam o Ribeirão Soberbo, formador da 2ª mais famosa cachoeira da região, a magnífica Véu da Noiva, com queda d’água de 75 metros e um delicioso poço de águas claras onde nos refrescaremos em seguida. Nível fácil, duração 04 horas. Retorno para nos preparáramos para a viagem de retorno, traslado até o Aeroporto de Confins com pausa para um delicioso almoço mineiro no Restaurante Coqueiros, levando para a cidade de origem todo o sabor de Minas Gerais no paladar.


SAÍDA GARANTIDA A PARTIR DE DUAS PESSOAS

"A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita no roteiro dia a dia, ou seja, poderá ser alterada a critério do guia/receptivo local."

SAÍDAS AOS DOMINGOS (EXCETO FERIADOS) 

INCLUI

INCLUI:
- Traslado in/out Confins – Serra do Cipó;
- Traslados locais; hospedagem com café da manhã na Pousada Flôr de Pequi,
- 03 lanches de trilha e 05 refeições tardias,
- Condutores especializados em todas as atividades e aluguel dos equipamentos de canoagem;
- Assistência de viagem Travel Ace.

NÃO INCLUI: Passagem aérea.

OBSERVAÇÕES

Para informações sobre datas e valores, consulte-nos.